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quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Benefícios dos suplementos alimentares

Antes de começar a falar em suplementação, recomendo que todos procurem e sigam os conselhos de um profissional da Nutrição, em especial da Nutrição Esportiva, esse é um conselho que irá ajudá-los muito e poupará tempo e dinheiro.

Recomendado para atletas que necessitam de nutrientes, vitaminas e sais minerais, os suplementos devem ser prescritos por um NUTRICIONISTA. No caso dos esportistas – aqueles atletas amadores que treinam apenas para manter a forma – o mais importante é se concentrar em não errar no cardápio diário, para depois pensar em suplementação.

Uma boa alimentação, hábitos saudáveis e a prática regular de esportes fazem parte da rotina de atletas amadores e profissionais. Para aqueles esportistas que praticam uma atividade física regular, como é o caso de musculação ou corrida, ou mesmo atletas que veem no esporte uma forma de trabalho, a inserção de suplementos alimentares tem como objetivo COMPLEMENTAR a dieta diária do esportista e auxiliar na reposição de vitaminas e sais minerais. E os suplementos são apenas COMPLEMENTOS, mantenha isso em mente sempre, pois nada irá ajudá-los se seu plano alimentar não estiver bem encaminhado.

Suplementos não fazem milagres, mas pela comodidade que trazem, podem ajudar muito no nosso rendimento esportivo. A grande vantagem dos suplementos para a musculação é a pouca quantidade de gordura presente neles.

Suplementação não deve complementar uma dieta pouco saudável

A primeira coisa a se observar é que a suplementação é algo para quem já tem uma boa alimentação, ou seja, já tem uma dieta variada, com carboidratos, proteínas e com um grande consumo de frutas e verduras.

No caso dos atletas que já têm um acompanhamento nutricional mais constante, o suplemento entra como uma forma mais fácil e eficaz de melhorar ainda mais sua alimentação e contribuir com o desempenho. Como os atletas passam a maior parte do dia treinando, muitas vezes só com as refeições ‘comuns’ (café, lanches, almoço e jantar) não conseguimos oferecer todos os nutrientes necessários. Por isso, usamos os suplementos para complementar a alimentação base e atingir as quantidades de nutrientes que os atletas precisam.

Não complementar a alimentação, nesses casos, pode levar à anemia, perda de massa muscular e consequentemente lesões. Outra coisa importante, é a hidratação que, caso falhe, aumenta a fadiga, pode levar à hipotermia – diminuição da temperatura do corpo – e à hipoglicemia. “O atleta ou o esportista podem acabar passando mal no meio de um treino por conta da hidratação malfeita.”

Repositores para os atletas

Hoje há no mercado diversos tipos de suplementos alimentares, cada um com a sua finalidade e dosagem. Entre os mais utilizados estão:

- os repositores de minerais e água;

- os que são fontes de carboidratos, proteínas e aminoácidos;

- e os conjugados de carboidratos, proteínas e lipídios, entre outros.

Esses produtos possuem inúmeros compostos que podem alterar o metabolismo do atleta, por isso, o auxílio de um nutricionista na preparação da dieta e, consequentemente, na indicação do suplemento alimentar é primordial. O uso de suplementos sem necessidade pode ser prejudicial à saúde do atleta, já que a ingestão dos nutrientes vai estar acima do que ele necessita diariamente. O consumo elevado de sódio, por exemplo, pode elevar o risco de desenvolver hipertensão. Já o uso excessivo de suplementos com carboidratos pode ser o propulsor do ganho de peso.

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